Wishlist literária

Me julguem, mas sou do tipo que prefere ver o filme e depois ler o livro de onde a história saiu. Talvez não seja nem uma preferência, mas na maioria das vezes não me importo de seguir a ordem “livro depois filme” e geralmente assisto os filmes primeiro. Se ambos, o livro e o filme, forem muito bons, um não vai tirar o brilho do outro. Os livros dessa wishlist seguem essa ideia: foram adaptados para o cinema e foram histórias que me marcaram muito. Como estão no papel faz um tempo, espero comprar todos eles ainda este ano (torçam por mim!). E claro, assim que eu comprar e ler, vou fazer resenhas da obra e adaptações.

 

Imagem vics temumblog (Divulgação)
Imagem: vics temumblog (Divulgação)
  • ‘Não Me Abandone Jamais’ (2005) – Kazuo Ishiguro

‘Never Let Me Go’ no original, segue as memórias de Kathy H., 31 anos, que está prestes a encerrar suas atividades como cuidadora em um hospital. Durante o livro, ela relembra sua infância no orfanato Hailsham e sua amizade com Tommy e Ruth. Apesar de toda cautela que os cuidadores têm com as crianças e com o espaço de convivência delas, o orfanato esconde um segredo terrível que irá mudar o destino das crianças Hailsham.

Assisti a adaptação para o cinema alguns anos atrás e fiquei completamente maravilhada. ‘Não Me Abandone Jamais’ não só acompanha a vida de seus personagens como também discute ficção científica e a existência humana. O filme (2010) foi uma fonte extremamente rica para que eu pensasse sobre esses assuntos e estou contando que o livro seja ainda melhor.

Imagem Revista Polen (Divulgação)
Imagem: Revista Pólen (Divulgação)
  • ‘Reparação’ (2001) – Ian McEwan

O livro se passa na Inglaterra dos anos 1930. A adolescente Briony Tallis, de imaginação bastante fértil, tem o desejo de se tornar escritora. Mas na tarde em que a história começa, ela vê uma cena que a atormentará por muito tempo: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância que trabalha na casa em que elas moram, tira o vestido e mergulha apenas de roupas íntimas na fonte do quintal. A partir desse episódio e de uma sucessão de mal entendidos, Briony constrói uma história fantasiosa sobre uma cena que presencia e assim, causa efeitos devastadores na vida de toda a família.

O filme ‘Desejo e Reparação’ (2007) faz parte da trilogia que reúne o diretor Joe Wright e a atriz Keira Knightley (‘Orgulho e Preconceito’ (2005) e ‘Anna Karenina'(2012)). Uma história forte e que atormenta por horas depois que a sessão termina. É um dos mais guardados da minha lista. Mais um drama psicológico, do jeito que eu amo.

  • ‘Educação – O Roteiro’ (2009) e ‘Alta Fidelidade’ (1998) – Nick Hornby

Eu sou a louca dos roteiros. É a minha parte preferida dos filmes (roteiros são sempre 50% de um bom filme), eles têm o poder de me fascinar ao extremo. Quem me conhece deve ter me ouvido falar algumas vezes sobre o filme ‘Educação’ (2009), da diretora Lone Scherfig. Não faço mistério de que é um dos meus preferidos e isso se deve principalmente ao roteiro assinado por Nick Hornby. Virei um grande fã dele depois de ‘Educação’ e é por isso que o roteiro do filme está na wishlist. Na história passada nos anos 1960, Jenny é uma adolescente de 16 anos que está insatisfeita com o rumo comum que sua vida irá tomar. Quando conhece David, um interessante homem mais velho, sua vida parece finalmente seguir na direção que gostaria que tomasse. Mas a partir daí ela começa a ter que tomar decisões e amadurecer antes do que era previsto.

Aproveitei para me iniciar de verdade na escrita do Nick Hornby e inclui também seu sucesso ‘Alta Fidelidade’, dessa vez um livro, que foi adaptado para o cinema em 2000 pelo diretor Stephen Frears, com John Cusack no papel principal. No livro, Rob Gordon é dono de uma loja de vinis falida e uma enciclopédia ambulante de música pop. Sua agora ex namorada acabou de largá-lo por outro e coloca Rob em uma terrível crise. Assim, ele começa a fazer um “Top 5 piores ‘foras’ da sua vida” para tentar entender por quê não consegue se relacionar com ninguém por muito tempo.

Imagem Capitu vem para o jantar (Divulgação)
Imagem: Capitu vem para o jantar
  • ‘Foi Apenas Um Sonho (Rua da Revolução)’ (1961) – Richard Yates

Retratando a vida nos subúrbios americanos, Richard Yates conta a história de Frank e April Wheeler, um jovem casal que acredita viver a vida com ideais superiores àqueles dos vizinhos do bairro para onde se mudaram. Eles acreditam que nunca vão cair na armadilha da vida social do subúrbio. Mas, à medida que os anos vão passando, eles mergulham num mundo de intrigas e frustrações e só uma grande guinada pode salvar suas vidas.

A direção foi do Sam Mendes que se especializou em tramas suburbanas depois do excepcional ‘Beleza Americana’ (1999). É só uma pena que esse último não seja adaptado de um livro, porque eu amaria ler, então todo o crédito do texto de ‘American Beauty’ vai para o roteiro original de Alan Ball. ‘Foi Apenas Um Sonho’ (2008), como os primeiros da lista, é um drama que choca, faz refletir e ainda deixa um gosto amargo na boca.

Imagem Guia da Semana (Divulgação)
Imagem: Guia da Semana (Divulgação)
  • ‘O Leitor’ (1995) – Bernhard Schlink

Michael tem apenas 15 anos quando conhece e se envolve com Hanna, uma mulher 21 anos mais velha. O relacionamento é marcado por pequenos gestos e rituais: Michael sempre lê clássicos de Tolstói, Dickens e Goethe para ela nos encontros, já que Hanna não sabe ler. Depois de alguns meses, ela desaparece. Sete anos depois, enquanto estuda direito, Michael é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante, o que o divide entre a culpa e a piedade.

Kate Winslet na lista de novo! O filme ‘O Leitor’ (2008), de Stephen Daldry, foi a razão pela qual ela ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Atriz. Um excelente filme: com um enredo forte, bem construído e que leva o espectador a um misto de emoções. Espero que o livro faça o mesmo.

Crystal Ribeiro

Um comentário em “Wishlist literária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.