‘Como Eu Era Antes de Você’ (2016)

303307
Imagem: Adoro Cinema (Divulgação)

Se você já assistiu ‘Intocáveis’ (2011) e ‘A Culpa é das Estrelas’ (2014) (só para citar alguns), o filme ‘Como Eu Era Antes de Você’ (2016) soa como um deja vú, como aconteceu comigo. Isso pode ser uma coisa ruim, mas não totalmente. Baseado no best seller homônimo de Jojo Moyes, esse combo inclui os seguintes itens: um belo mix de romance “boy meets girl”, drama sick-lit (livros que tem doenças como tema) e um final bem inspirador e de se debulhar em lágrimas. Já viu isso antes, não? Em Hollywood as receitas tem o poder de se reproduzir aos montes, mas de se inventar muito pouco (infelizmente). O que não quer dizer que ainda não se pode fazer um bolo bem feito. É o caso deste aqui.

A jovem Louisa Clark (Emilia Clark) está procurando emprego depois que o café em que trabalhava fechou. Ela consegue trabalho como cuidadora de Will Traynor (Sam Claflin), um banqueiro rico da sua cidade que ficou tetraplégico depois de um acidente de moto. Will costumava ser muito ativo e praticar esportes radicais, o que explica o mal-humor e falta de perspectiva na sua atual condição. O começo da relação dos dois é complicada, mas aos poucos a barreira que os separa vai se quebrando e eles vão percebendo que tem muito a aprender um com o outro.

Livros e Citações
Imagem: Livros e Citações (Divulgação)

Sutilmente, o roteiro de ‘Quando Eu Era’ vai levando o espectador na rotina dos dois protagonistas, mostrando os primeiros olhares de afeto, as mudanças de gesto e o reflexo da presença na vida um do outro. Lou abandonou seu sonho de cursar a faculdade para ajudar a família e Will foi limitado por sua condição. Enquanto ela vai sendo desafiada a lutar contra o cinismo dele e manter sua positividade, ele vai mostrando a ela, através dos momentos que passam juntos, que a vida pode ter imensas possibilidades que não estavam sendo aproveitadas por ela. Esse crescimento dos dois é a base da história, que se desenvolve muito bem no roteiro assinado pela própria escritora do livro.

Este não é exatamente um filme de personagem, afinal o casal protagonista tem um peso igual no enredo. Mas é inegável o destaque e o sopro de novidade que a Louisa traz. Ela é uma garota ímpar, tem o guarda-roupa mais absurdo que se poderia imaginar de alguém que pretendia cursar moda (a melhor sacada do filme) e uma delicadeza sutil muito encantadora. O sorriso constante no rosto da Emilia Clark tanto foi uma maravilha quanto por vezes bastante incômodo, chegando a não condizer com alguns momentos do filme. Fora esse pequeno porém, ela protagoniza as passagens mais divertidas do longa e é definitivamente a dona do filme, o que o enche de vitalidade e faz valer o ingresso.

ME BEFORE YOU
Imagem: Adoro Cinema (Divulgação)

Já Sam Claflin fez um bom trabalho representando um tetraplégico e convence nos momentos em que a sua deficiência é focada na história. Já a personalidade do Will não consegue causar grande empatia no público. Mesmo que o mal-humor e as limitações sejam justificáveis, ele continua um personagem plano quando tenta demonstrar sentimentos e é totalmente ofuscado pela atuação da Emilia Clark. Assim, o empenho da Lou em mostrar o lado bom da vida para Will não chega a comover multidões, do mesmo modo que o amor que ele sente por ela não convence a ponto de fazer o público torcer pelo personagem. Torcemos pela Lou, para que ela fique feliz e bem.

Um ponto que incomoda é o namorado da Louisa, Patrick (Matthew Lewis, ex e eterno Neville Longbottom). O fato de ele ser um completo maluco e não dar a mínima atenção para ela é uma saída fácil do roteiro para que o público não pese a escolha da Lou quando ela se apaixona por Will. Se ele fosse o “namorado ideal” a história teria ganhado mais uma questão interessante. Outro peso morto foi uam cena boba em que a Lou ouve uma conversa dos pais do Will insinuando que ela só teria sido contratada para trazer um interesse novo para ele. A decisão dela de deixar o emprego dura apenas uma simples conversa com a irmã para se resolver. Foram 10 minutos inúteis no todo do longa.

YouTube
Imagem: YouTube (Divulgação)

Um ponto alto do filme foi a discussão (polêmica) que ele propõe. Falar em eutanásia coloca em jogo questões como religião e experiências pessoais. ‘Como Eu Era’ desperta o público para o livre arbítrio, o ponto-chave nesta situação toda. Muito se discutiu que o filme levanta uma bandeira e romantiza uma postura que na realidade é bem maior do que é retratada na história. Eu imagino que deva ser, mas é preciso entender que este é apenas um filme e que a proposta dele certamente não é convencer quem o assiste de um posicionamento. Tudo aqui foi feito apenas para entreter. Eu realmente acredito no livre arbítrio, afinal ninguém sabe o que se passa na cabeça de outras pessoas e só quem vive uma situação pode decidir sobre ela. Então fiquei satisfeita do filme não ter sido ortodoxo e abordado o tema do jeito que abordou.

Para aqueles que gostam de roteiros com alguma inovação, ‘Como Eu Era Antes de Você’ pode não ser uma boa escolha, justamente por ecoar os clichês da receita de bolo da vovó. Mas não faz mal de vez em quando saborear uma boa receita bem feita, basta gostar dela. O filme é divertido, visualmente bonito, traz uma discussão relevante e uma protagonista encantadora o suficiente para não se arrepender da sessão. Ciscos no olho também estão incluídos no combo. Mesmo não diferindo do que já se tem no mercado e sendo pouco relevante, ‘Como Eu Era’ cumpre seu papel dentro do cenário de filmes e público em que se encaixa e diverte e emociona como deve fazer um bom exemplar do gênero.

Crystal Ribeiro


Como Eu Era Antes de Você (Me Before You)
Ano: 2016
Direção: Thea Sharrock
Roteiro: Jojo Moyes
Elenco: Emilia Clark, Sam Claflin, Jenna Coleman, Matthew Lewis, Charles Dance, Janet Tree
Nota: 3 estrelinhas e meia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.