Porque você deveria abandonar o shampoo agora! (Parte 2)

Fotor_147009409974199

Há uns dias atrás eu falei num post que faz um ano que eu sigo a técnica do Low Poo e que isso tinha mudado muita coisa, tanto no meu cabelo quanto na minha vida. Como o assunto rendeu, hoje eu vim trazer uma continuação, primeiro com um manual simples para quem quer iniciar a técnica e depois com algumas perguntas bastante pertinentes sobre o assunto. Dá uma olhada:

PASSO A PASSO COMO ADERIR AO LOW/NO POO

Em primeiro lugar, para aderir à técnica é preciso verificar se entre os produtos que você tem em casa existe algum que ainda pode ser aproveitado. Depois salve várias tabelinhas com os componentes no seu celular para não ter dúvidas quando resolver comprar alguma coisa no supermercado. Lembrando que no Low Poo são proibidos os derivados de petróleo e os sulfatos fortes; e no No Poo você não pode usar esses compostos e nem os silicones insolúveis em água. Depois, já tendo alguns produtos permitidos em mãos, é necessário lavar os cabelos com um shampoo comum (com sulfato) para retirar totalmente os componentes proibidos do fio até que não reste nenhum. Pode usar o shampoo duas vezes se for preciso. Logo em seguida termine com uma máscara ou um condicionador liberado e pronto! Nas próximas lavagens é só usar seus produtos liberados e tudo certo. Bem-vindo ao Low/No Poo!

caçadora de galáxias
Imagem: Caçadora de Galáxias

EU DEVO USAR CONDICIONADOR DEPOIS QUE FIZER CO-WASH?

Se a sua escolha de lavagem foi o Co-Wash às vezes fica a dúvida se é necessário usar um outro condicionador depois. A resposta é sim. A maioria dos condicionadores para Co-Wash são bem levinhos e a massagem que você faz no couro cabelo abre um pouco as cutículas do fio, então é importante usar um condicionador mais “pesado” ou “oleoso”, com mais componentes hidratantes, que vão deixar seu fio mais encorpado depois da lavagem. E não se preocupe, usar um condicionador para lavar os cabelos não impede a ação da sua máscara, o efeito é o mesmo. A diferença é que ela não vai ter tanto trabalho para repor os nutrientes que são retirados pelo shampoo comum.

QUAL A ORDEM EM QUE EU DEVO USAR OS PRODUTOS?

Não muda nada da ordem da sua rotina tradicional para a rotina Low Poo. Primeiro lavar com o shampoo sem sulfato, depois usar uma máscara uma vez por semana ou de acordo com a sua necessidade, e terminar com um condicionador. Com o No Poo a única diferença é que o shampoo é substituído por um condicionador para Co-Wash. Depois do banho você pode finalizar como de costume, com um creme para pentear, um reparador de pontas, mousse ou que mais você estiver acostumado a usar. Tudo liberado para as técnicas, é claro.

POSSO FAZER O LOW E O NO POO AO MESMO TEMPO?

Com certeza! No meu caso, eu costumo lavar os cabelos dia sim, dia não com Co-Wash e uma máscara se precisar. No fim de semana, geralmente nos sábados, eu uso um shampoo sem sulfato para lavar os silicones insolúveis que eu uso, e que são permitidos para Low Poo. O efeito é o mesmo, o cabelo não fica pesado nem nada e a cor fica ainda mais preservada. O que você tem que ter em mente é que os produtos que você usa depois que adere à técnica são muito leves, então eles não costumam pesar se você lava o cabelo com shampoo apenas uma vez por semana. Fique tranquilo, dá tudo certo.

Fotor_147009358681295

COM QUE FREQUÊNCIA EU PRECISO FAZER UMA LIMPEZA MAIS PROFUNDA NO FIO?

Recomenda-se que, independente de seguir ou não as técnicas Low/No Poo, você faça um detox capilar uma vez por mês. Existem shampoos exclusivos para isso no mercado, mas os chamados shampoos anti-resíduos fazem esse mesmo trabalho, já que a função deles é limpar profundamente os fios. Para quem faz as técnicas Low/No Poo dá para fazer essa limpeza com um shampoo comum (ou um shampoo sem sulfato se você pratica só o No Poo), uma vez por mês, para que o cabelo possa ficar bem limpo e pronto para os próximos tratamentos que você quiser fazer.

E SE EU USAR ALGUM PRODUTO PROIBIDO POR ENGANO?

Se isso acontecer, não tema, a única coisa que você precisa é usar um shampoo comum para remover qualquer petrolato que você usar por engano. Se você pratica apenas o No Poo e usou algum produto para Low Poo com silicone insolúvel é só usar um shampoo sem sulfato e problema resolvido. Aqui é importante frisar aquilo que eu disse no último post: Low e No Poo não se trata de extremismo. Já vi garotas que passaram a ter pânico de usar qualquer produto que não fosse permitido, mas a ideia das técnicas não é essa. Claro que você tem a opção de usar o que você quiser no seu cabelo, mas nada de achar que usar parafina ou silicones insolúveis é o fim do mundo. É só lavar com um shampoo comum na próxima lavagem. Sem neuras, ok?

E SE EU FIZER ALGUMA QUÍMICA QUE TENHA PROIBIDOS NA FÓRMULA?

Pessoas que fazem químicas como tinturas e alisamentos podem e devem fazer Low e No Poo, justamente pelo dano que esses processos deixam nos fios. A dica é a mesma da pergunta anterior: shampoo comum logo na primeira lavagem depois da química. Simples assim. O primeiro tonalizante que eu usei quando fiquei ruiva foi o Conhaque do C. Kamura (resenha em breve) e ele contém derivados de petróleo em sua fórmula. Quando aderi ao Low Poo eu ainda tinha uma boa quantidade dele por aqui, então nada de jogar fora. O que eu fiz foi usá-lo normalmente, uma vez por semana, e na lavagem seguinte usar um shampoo com sulfato para limpar os fios. Você pode fazer a mesma coisa se tiver uma máscara ou algum outro produto que goste muito e que não queira passar para frente depois que começar a técnica. Nada de jogar produtos fora!

Fotor_147008222228233

COMO DEVO LER A COMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS?

Essa é uma coisa que vai começar a fazer parte da sua rotina se resolver aderir às técnicas. Mas sem pânico, é mais simples do que parece. Mesmo que o produto venha avisando sobre vários de seus componentes na frente da embalagem, é sempre bom olhar no verso para que não restem dúvidas. Vire o produto e procure pelas letras miúdas. Os componentes que aparecem escritos primeiro sempre são os que existem em maior quantidade. É legal quando entre os primeiros cinco componentes esteja a água, pois esses produtos costumam ser mais hidratantes e naturais. No caso dos shampoos próprios para Co-Wash, é logo no começo que devia vir escrito o Cocamidopropyl Betaine, aquele anfótero que limpa os fios e remove todos os silicones. É também importante verificar se os componentes hidratantes, nutritivos ou reconstrutores estão no local onde deveriam estar, ou seja, se uma máscara se diz reconstrutora no rótulo, por exemplo, é crucial que componentes como proteínas, proteínas hidrolisadas, colágeno etc estejam logo no começo da composição. Assim você garante que está comprando o que realmente deseja e não gastando seu dinheiro à toa.

E SE MESMO DEPOIS DO TEMPO DE ADAPTAÇÃO O MEU CABELO AINDA NÃO ESTIVER SE DANDO BEM COM A TÉCNICA?

É legal que você tente a técnica por um tempo, um mês mais ou menos, para saber se ela realmente está dando certo. Muitas vezes o cabelo demora mais tempo para se adaptar ao Low/No Poo do que o usual, que são duas ou três semanas. Se mesmo após esse tempo você ainda não gostar dos resultados, pode tentar lavar seu cabelo normalmente com shampoo com sulfato e insistir mais um pouco. Se depois disso nada der certo ainda, mesmo que você troque os produtos que está usando, você pode desistir e tentar algum tempo depois quando der na telha. Às vezes é assim mesmo que acontece, não quer dizer que seu cabelo seja um caso perdido nem nada, mas sim que você precisa continuar mais um pouco na busca pelo tratamento/técnica que funcione para ele.

E chega ao fim esse especial em duas partes sobre No/Low Poo. Se ainda restar alguma dúvida pode me avisar nos comentários que eu respondo rapidinho ou posso até fazer outro post mais para frente.

Crystal Ribeiro

Um comentário em “Porque você deveria abandonar o shampoo agora! (Parte 2)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.