Novos na estante #1 (Livros)

Como mencionei neste post, tenho muitos livros acumulados e ainda não lidos na estante, fato que me deixa um tanto quanto angustiada e que me fez parar de comprar livros por um tempo. Mas como a vontade de ler coisas novas estava me deixando meio impaciente, me planejei para comprar alguns livros da wishlist este mês. Na realidade, essa lista cresceu, multiplicou, e eu precisei me controlar para não comprometer todo o dinheiro em livros, o que foi muito difícil. Por fim, escolhi os quatro mais desejados e comprei todos pela Estante Virtual, um site com cadastros de sebos de todo o Brasil. Escolhi apenas livros usados por conta do preço, mas no estado em que eles estavam pareciam todos novos. Poucas sensações são tão maravilhosas do que a de chegar um livro que você desejou por muito tempo na sua casa. Podia acontecer toda semana que eu não ia me importar. Mas enquanto não acontece, vem conferir as minhas escolhas:

fotor_1477569710934291

  • Reparação (2001), Ian McEwan

O primeiro que comecei a ler. É em livros como Reparação que eu encontro o meu tipo preferido de leitura: uma história do cotidiano, com acontecimentos simples e reflexivos, uma escrita charmosa que prende a atenção e um plot aparentemente banal, mas que dentro da história se torna extraordinário. Estou na metade do livro, em breve farei uma resenha muito emocionada. Quem já viu o filme inspirado nele (Desejo e Reparação, 2007) sabe o tamanho do choque e da angústia que vem no fim. Imagino que se eu o tivesse lido antes de ver o filme iria ficar ainda mais maravilhada, mas mesmo que pareça impossível, na minha opinião, a história fica ainda mais interessante desse jeito.

O livro se passa na Inglaterra dos anos 1930. A adolescente Briony Tallis, de imaginação bastante fértil, tem o desejo de se tornar escritora. Mas na tarde em que a história começa, ela vê uma cena que a atormentará por muito tempo: sua irmã mais velha, sob o olhar de um amigo de infância que trabalha na casa em que elas moram, tira o vestido e mergulha apenas de roupas íntimas na fonte do quintal. A partir desse episódio e de uma sucessão de mal entendidos, Briony constrói uma história fantasiosa sobre uma cena que presencia e assim, causa efeitos devastadores na vida de toda a família.

fotor_1477569399469571

  • Educação: O Roteiro (2009), Nick Hornby

Dedicado à Carey Mulligan, atriz que foi descoberta através desse filme, o livro não contém apenas o roteiro do longa, mas também alguns breves capítulos sobre a produção e as filmagens. Não tenho muito o que se falar sobre o roteiro de um filme, se compra quando se gosta da história. Aos poucos vou compondo uma coleção de roteiros maravilhosos.

Na história passada nos anos 1960, Jenny é uma adolescente de 16 anos que está insatisfeita com o rumo comum que sua vida irá tomar. Quando conhece David, um interessante homem mais velho, sua vida parece finalmente seguir na direção que gostaria que tomasse. Mas a partir daí ela começa a ter que tomar decisões e amadurecer antes do que era previsto.

  • Tudo Sobre Cinema (2011), Philip Kemp

Pensei que seria bom dar continuidade a minha coleção de livros sobre cinema e investi neste. Tudo Sobre Cinema é um apanhado, dividido em décadas, dos melhores e mais importantes filmes da história. É uma grande enciclopédia, na verdade, bem ilustrada, dando contexto histórico em que os filmes foram produzidos e ênfase a vários movimentos cinematográficos. É ótimo para os dias em que eu estiver sem ideia do que assistir, é só folheá-lo e encontrar alguma boa sugestão. Sem falar que, como percebi quando ele chegou, vai ficar lindo na estante.

fotor_1477569457181911

  • Não Me Abandone Jamais (2005), Kazuo Ishiguro

Oficialmente o livro mais lindo da estante. Nunca fui de ligar para as capas dos livros, hoje menos ainda, mas eu tenho que reconhecer que a capa metálica e a lombada preta de Não Me Abandone é maravilhosa. Os Correios se enrolaram para entregar, eu tive que ir buscar na agência perto da minha casa, mas finalmente está comigo! Sem dúvida o que eu esperava há mais tempo, estou muito ansiosa pela leitura.

Never Let Me Go no original, segue as memórias de Kathy H., 31 anos, que está prestes a encerrar suas atividades como cuidadora em um hospital. Durante o livro, ela relembra sua infância no orfanato Hailsham e sua amizade com Tommy e Ruth. Apesar de toda cautela que os cuidadores têm com as crianças e com o espaço de convivência delas, o orfanato esconde um segredo terrível que irá mudar o destino das crianças Hailsham.

Crystal Ribeiro

3 comentários em “Novos na estante #1 (Livros)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.